buscapé


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Envelheça com saúde e sinta-se Feliz

Para uma parcela dos idosos, a vida na terceira idade é um prazer à parte. Outros ainda não entenderam que o primeiro passo, para uma vida de qualidade, é aceitar que já envelheceu e obedecer aos limites do corpo.
Mas como envelhecer com saúde e se sentir feliz? Uma pesquisa alemã, liderada por Stefanie Brassen, vem responder essa pergunta apontando que chegar a terceira idade bem é um “efeito positividade”, ou seja, tender a preferências por experiências positivas e emocionalmente gratificantes, que marcam as pessoas que envelhecem bem consigo mesmas.
Esse efeito funciona no cérebro de uma maneira bem simples, basta que os idosos, foquem no lado positivo da vida. Para chegar ao resultado, foram estudados o envolvimento cerebral de adultos jovens e velhos, enquanto eles realizavam uma tarefa cognitiva especializada por meio da neuroimagens. Das quais havia imagens de faces neutras, felizes, tristes ou com medo.
Durante a entrevista notou-se que os mais velhos se não notaram com mais atenção os rostos felizes. Para os pesquisadores, a explicação é que quando se nota as imagens e as observa com mais atenção há um aumento na atividade na parte do cérebro que ajuda a controlar as emoções. E este sinal mais forte no cérebro foi correlacionado com as pessoas detentoras de uma maior estabilidade emocional.
Por isso, que as atitudes motivacionais para um envelhecimento saudável podem levar a um maior envolvimento das pessoas em gerenciar suas emoções positivas. Para a psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon, a pesquisa vem reforçar o que ouvimos frequentemente. “No senso comum pensamentos positivos fazem muito bem para uma vida mais saudável e feliz. Nada mais gratificante é ver este resultado na velhice, fase da vida que na maioria dos casos é dominada pela depressão e sentimentos de baixa autoestima”, destaca a tutora. É importante aproveitar ao máximo todas as fases da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário